Quando o extremo cansaço chega, muitos dos nutrientes que botam nosso corpo para funcionar vão embora. Daí a importância de não se descuidar da alimentação em períodos estafantes. Por mais que pareça difícil e é, não pule nenhuma refeição, mantenha horários saudáveis e encha o prato de alimentos ricos em vitaminas e minerais. De sobremesa, relaxe tanto quanto for possível.
Cardápio contra a fadiga
Espante o desânimo de manhã com uma tigela de cereais e leite. Os primeiros fornecem boas doses de energia e ajudam o intestino a funcionar melhor. Já o leite e seus derivados possuem um aminoácido, o triptofano, que funciona como matéria-prima de outra substância, a serotonina, que controla o humor. O ferro das carnes vermelhas participa do transporte de oxigênio nas células. Sem ele vêm o cansaço, o desânimo e a indisposição. Acrescente também o selênio das castanhas-dopará e a vitamina C das frutas cítricas ao menu. Eles têm ação antioxidante e varrem para longe os efeitos nefastos do cansaço. Se quiser manter o pique, leve para a mesa as vitaminas do complexo B. Sua falta está relacionada à apatia.
Mais opções
- Alface: controla o nervosismo
- Queijo e uva: contra a cara feia, formam uma dupla e tanto — ele é rico em triptofano ela fornece carboidratos
- Maçã e maracujá: ajudam a combater a ansiedade
- Abacate: também é uma fonte de triptofano, que participa da produção da serotonina, uma aliada do bom humor
- Pimentão: contém vitamina C, bem-vinda contra o estresse.
Alerta
A palavra de ordem é relaxar e convencer o corpo de que os perigos para os quais ele se preparou não existem. Há alimentos que, nessa hora, só atrapalham. Evite o café e o chocolate, que são ricos em cafeína e estimulam o sistema nervoso central. Por fim, fique bem distante dos excessos de sal, gordura e açúcar.
Dica
Faça pausas frequentes no trabalho, mantenha horários regulares para dormir e comer. e, claro, pratique exercícios físicos
Fonte: Saúde