sábado, 8 de junho de 2013

ÔMEGA 3 PODE RESTAURAR O CÉREBRO AFETADO POR DIETAS RICAS EM GORDURA


O consumo frequente de junk food não deveria fazer parte da rotina de ninguém, mas a boa notícia é que o Ômega-3 pode reverter os danos causados ao cérebro por dietas ricas em gordura. De acordo com os pesquisadores da Universidade de Liverpool, a substância também é capaz de prevenir danos cerebrais causados por excesso de alimentos ricos em açúcar e gorduras saturadas. 

Consumo de peixes oleaginosos melhora saúde em geral
Segundo os cientistas, o consumo frequente de suplementos de Ômega-3 ou peixes oleaginosos ricos na substância, como salmão, atum, truta, arenque e cavalinha, parece imitar os efeitos de uma dieta equilibrada no organismo, melhorando a qualidade da saúde em geral. Pesquisas anteriores comprovaram que uma alimentação rica em açúcar e gorduras pode prejudicar o processo de neurogênese, que gera novas células nervosas. A novidade é que o Ômega-3, também associado a prevenção de doenças cardiovasculares, pode fazer parte das ações que revertem os danos já causados ao cérebro. 

Dietas gordurosas afetam produção de hormônios protetores
Os resultados da pesquisa ainda mostraram que, em dietas gordurosas, há um aumento da circulação de moléculas inflamatórias e de um tipo de gordura chamada triglicérides. Neste caso, os  hormônios que protegem os neurônios e estimulam seu crescimento, secretados após as refeições, são impedidos de chegar ao cérebro. 

Veja outras maneiras de inserir Omega-3 na sua dieta:

Semente ou óleo de linhaça
A linhaça é uma das fontes de ômega-3 mais recomendadas pelos médicos. Como possui sabor agradável, as sementes podem ser salpicadas em sopas, saladas ou misturadas a cereais matinais. A farinha de sementes de linhaça pode ser batida com sucos de frutas ou acrescentadas a outros pratos. Uma colher de sopa de óleo de linhaça contém 7.980 mg de ômega-3. 

Couve-flor
A maioria das pessoas não sabe, mas a couve-flor contém boa quantidade de ômega-3, além de outros nutrientes importantes para o organismo, como potássio, magnésio e niacina. Uma xícara de couve flor contém cerca de 37 mg de ômega-3. Para preservar seus nutrientes, cozinhe no vapor por até 6 minutos e tempere com azeite extra virgem. 

Couve-de-bruxelas
Uma porção de couve-de-bruxelas contém 430 mg de ômega-3, um terço da quantidade diária recomendada pela National Academy of Sciences. A verdura também é rica em fibras, potássio, vitamina C e A. Para que a couve-de-bruxelas não perca suas propriedades nutricionais, cozinhe no vapor por até 6 minutos. 

Semente de chia
Conhecida por auxiliar no emagrecimento, a chia também é rica em ômega-3. Com gosto agradável, que lembra as nozes, a chia também pode ser encontrada em forma de óleo ou farinha. Uma colher de sopa por dia é suficiente para obter seus benefícios. Salpique as sementes de chia em sopas e saladas ou bata a farinha com sucos de frutas. O óleo pode ser utilizado para temperar saladas, junto com azeite extra virgem. 

Fonte: GNT