segunda-feira, 29 de abril de 2013

FIQUE DE OLHO NA HIPERTENSÃO E SAIBA COMO TRATAR


Dia 26 de Abril foi o Dia Nacional de Combate à Hipertensão. Aproveite para saber o que é a doença e quais os sintomas e cuidados que você deve tomar. E não se esqueça de medir sua pressão arterial periodicamente!

O que é hipertensão?


Imagine uma rua estreita com excesso de veículos. Assim é a hipertensão: um desequilíbrio entre o volume de sangue em circulação - a quantidade de carros - e a capacidade dos vasos - a rodovia, na nossa comparação. 

E por que os tais "14 por 9" assustam tanto? A expressão está na boca do povo, mas pouca gente sabe por que cruzar esse limiar é tão perigoso quando se trata de pressão arterial. Além dessa fronteira, significa que o coração está fazendo muita força para mandar o sangue para o corpo porque o líquido encontra dificuldades em circular. O problema é grave e, se não for controlado, pode ser fatal. 

Infelizmente, dos cerca de 30 milhões de brasileiros que têm a pressão nas alturas, metade nem suspeita da encrenca 


O que causa pressão alta?


- Estar acima do peso. Isso não é apenas uma questão estética, a obesidade aumenta (e muito) a pressão.

- Sal em excesso na alimentação.

- Estresse.

- Ingerir muita bebida alcoólica.

- Não fazer exercícios físicos.

- Menopausa, no caso de algumas mulheres.

- Fator hereditário, ou seja, quem tem pais com pressão alta pode ter o problema também.

- Anticoncepcional, para adolescentes com predisposição a desenvolver a doença .


Como descobrir?


A melhor forma é medir a pressão frequentemente. "As mulheres devem pedir que o ginecologista meça nas consultas de rotina", orienta o médico Luis Aparecido Bortolotto. Não existem sintomas específicos, mas fique atenta se tiver:

- Dor de cabeça.

- Tonturas.

- Dores no peito frequentes.

- Falta de ar.

- Alterações de visão, como vista embaçada.

- Sangramentos no nariz 


Que problemas de saúde a hipertensão pode trazer?


A hipertensão aumenta a possibilidade de infartos, derrames cerebrais, inchaço do coração e outros problemas cardíacos. 

A hipertensão passa de pais para filhos?

Não existe um estudo que prove que o filho de pais hipertensos será hipertenso também, mas ele tem uma chance maior de desenvolver o problema .


Sou hipertensa. Como faço para manter o problema sob controle?


Como a hipertensão não tem cura, é necessário que a pessoa passe por acompanhamento médico a cada três ou quatro meses, evite bebidas alcoólicas e diminua a quantidade de sal na comida e alimentos gordurosos. 

A maioria dos hipertensos precisa tomar remédio (às vezes, pelo resto da vida), pratique atividades que diminuam o estresse, como: ioga, assistir a um filme em família, ler um livro agradável. A vida sexual também influencia, portanto, se o amor estiver em alta, a pressão pode baixar.


O que não devo comer?


Primeiro, diminua o sal da alimentação diária. "Consuma três colheres (café) rasas de sal por dia. Além disso, evite alimentos processados (sopas prontas, macarrões instantâneos), embutidos (presunto, mortadela, queijos), salgadinhos, enlatados, alimentos congelados, temperos prontos e molhos para salada", indica o especialista Luís Bortolotto. Para que os alimentos tenham sabor, aposte em temperos como alho, ervas...

Por que o sal é maléfico? O sal contém uma substância que, em excesso, pode ser uma das causas do aumento de pressão: o sódio. Ele faz o corpo reter mais líquido e aumenta o volume de fluidos nos vasos sanguíneos. O resultado disso são problemas de coração, que matam mais do que câncer e violência.


Quais os melhores exercícios indicados para quem tem hipertensão?


Os exercícios mais indicados para hipertensos são os aeróbios, como a caminhada e as pedaladas de intensidade leve. Eles são eficientes para a queda e a manutenção de uma pressão arterial normal. Também ajudam a queimar as gordurinhas.

Mas para conseguir esse resultado, é preciso se dedicar bastante. "O ideal é praticar, no mínimo, 20 minutos de exercícios aeróbios diários", aconselha o especialista em exercício físico Danilo Cezar de Souza, de São Paulo. 

O hipertenso também pode praticar outros tipos de exercícios, como a natação. A musculação também pode auxiliar na queda da pressão arterial, no aumento do metabolismo, além do fortalecimento muscular 


Dicas simples para combater a pressão alta:

1. Abaixe o volume
A exposição diária a sons acima de 60 decibéis aumenta o risco de pressão alta. Música calma desacelera na hora a respiração e o coração.


2. Polvilhe cevada
Uma xícara de cevada por dia normaliza a pressão sanguínea em dois meses. A planta contém fibras solúveis, que reduzem o risco de hipertensão 

3. Sente-se reta
Postura caída com ombros curvados e barriga para a frente aumenta a pressão sanguínea. Os nervos que mantêm nossa pressão normal vêm da espinha; desvios dificultam seu trabalho.


4. Coma pêssegos secos
Eles são uma fonte melhor de potássio que a banana. Beterraba e feijão branco também servem. Estudos comprovam que o mineral tem o poder de baixar a pressão sanguínea de forma mais efetiva do que cortar o sal

5. Tome chá de oliveira
A folha ajuda a frear o problema. As folhas da árvore da azeitona dilatam as veias, facilitando o fluxo sanguíneo.


6. Volte ao médico
Pessoas que retornam ao consultório um mês depois de diagnosticada a hipertensão conseguem controlar a doença mais rápido. A segunda visita permite que os medicamentos sejam trocados caso não estejam surtindo o efeito esperado pelo médico.


O suco que combate a pressão alta


O pepino tem alto teor de água, que ajuda no controle da temperatura do corpo e nos processos orgânicos, oferecendo nutrientes para as células e eliminando delas usas impurezas. Rico em fibras, é também um poderoso diurético natural e, por isso, ajuda a controlar a pressão arterial. Prepare um suco de pepino para controlar a hipertensão.

- 1 pepino pequeno
- 1 copo (200 ml) de água

Bata tudo no liquidificador e beba em seguida.

Além de controlar a pressão, é bom também para as inflamações do tubo digestico e da bexiga, além de ter ação purificante, ajudando a eliminar a gordura da pele. Quando misturado com mel, é excelente para combater as enfermidades da garganta.

Fonte: MdeMulher