quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Semana da gestante: o períneo na gestação, parto e pós-parto


Para começar o que é o períneo?

O períneo é o músculo q sustenta os órgãos pélvicos (na mulher o útero, a bexiga, uretra, ovários, tubas, intestino) e é também chamado de assoalho pélvico. Esse músculo tem a função de sustentar o bebe durante a gestação e, de modo geral, é responsável pela continência tanto urinária, quanto fecal.

Na gestação, esse músculo sofre sobrecargas que podem refletir em sintomas de perda urinária nas situações de esforço, tais como, tosse e espirro. E no parto normal, o períneo pode sofrer lesões devido a passagem do bebe (lacerações). No pós parto são comuns queixas de perda urinária e ou dor nas relações sexuais. 

A episiotomia pode também levar a dor na relação sexual no pós parto devido a dificuldade de cicatrizaçao e lesão no períneo. Portanto, o que devemos fazer para preservar essa musculatura na gestação, parto e no pós parto para prevenir a incontinência urinária? Para isso existem os exercícios perineais ou exercícios de Kegel que são exercícios de contração da musculatura do períneo. Esses exercícios são indicados na gestação a partir do primeiro trimestre, cerca de doze a treze semanas gestacionais. E não se preocupe, pois podem ser realizados até por volta da trigésima semana gestacional quando é mais recomendado o treino de relaxamento perineal para favorecer o trabalho de parto.


O trabalho de relaxamento do períneo é fundamental para alongar e dar consciência da força e posição no momento da expulsão durante o trabalho de parto. Sem esse trabalho de preparação aumentam as chances de laceração e indicação de episiotomia. A partir da trigésima quarta semana de gestação pode ser realizado o trabalho de preparação perineal com o epi no que é um dispositivo para massagear e alongar a musculatura do canal vaginal (canal de parto). No pós parto recomenda se o treinamento com exercícios para fortalecimento do perineo que podem ser realizados a partir da segunda semana de pôs parto e cerca de quarenta dias após a cesariana. 

Associados aos exercícios de perineo recomenda se o treinamento da musculatura abdominal com a ginastica hipopressiva que fortalece o abdome de dentro pra fora, auxilia no fechamento da diastase e melhora o posicionameto dos órgãos pélvicos prevenindo a incontinência 

No pós parto, os exercícios abdominais tradicionais podem contribuir para a separação da diastase abdominal, fraqueza perineal e dor lombar, por isso não são recomendados.

É isso ai, mamães, gostaram da informação?

Repassem esta informação adiante, pois quanto mais mulheres souberem dos cuidados que elas podem ter com a musculatura do períneo, menos chances elas terão de incontinência urinária e consequentemente menos cirurgias para incontinência serão realizadas. Além disso, um bom trabalho de períneo durante a gestação favorece um parto normal sem episiotomia e com menos possibilidades de lacerações.

Muitas mulheres ainda não sabem disso. Mas agora você sabe.